Quarta-feira, 12 de Março de 2008

hÁ cERTAS cOISAS QUE mE iRRITAM

Não sou Republicano. Muito menos Salazarista, mas a mim há coisas que me irritam. Irrita-me o modo tabu com que muitos tratam o nosso passado recente e o esforço que fazem em querer abafa-lo ou mesmo adultera-lo.

Irrita-me que só agora e  passados cem anos, haja quem faça frente a fortes dogmas promovendo a debate público uma reflexão, e mais do que isso, ao que têm os Monárquicos a dizer Sobre o "Estado" em que estamos, esses que foram ostracizados , e tudo num espaço que lhes deu uma visibilidade tão digna, quanto de digno é o programa com a excelência a que nós  habituou o «Prós e Contras». 

Irrita-me a atitude flagrante de atirar areia aos olhos e  fazer de tudo para vender a sardinha de que o que se tem, é do mais legítimo e puro, o melhor que podíamos ter.

Irritam-me modos apaixonados e extremados de defender pontos de vista, querendo impor aos outros como  verdade absoluta, insultando a inteligência de quem tem dois dedos de testa para pensar por si, ainda para mais quando quem o faz  cai no contra-senso de pertencer a quem lutou ou defendeu os ideais de livre pensamento e expressão, que hoje me dão possibilidade de opinar livremente numa blogosfera .

Irritam-me as tertúlias, sim,  puras tertúlias que ocorrem no nosso Parlamento, onde a mais actual e cor-de-rosa de todas é a de Sócrates versus Santana de mês a mês, que ao fim e ao cabo reflectem a democracia barata e demagógica que temos.

E estou até convencido que irrita, ao Povo Português , ter noção da qualidade da classe que lhes gere o destino, e o sistema de um "Estado" em quem cada vez menos acreditam.

Consola-me querer convencer-me que enquanto cidadão, está fora de moda dizer-se de esquerda ou direita, e que tabus e traumas se vão perdendo nestas matérias.

Para mim, seria com muita honra que veria restabelecida a figura de um Rei em Portugal. Parece-me uma das poucas maneiras, e Personagens, em quem o Povo pudesse vir a expressar algum Orgulho politico Português. Pelo menos vale a pena pensar que se  foi um Rei que nos fez Povo de Portugal, é na figura de um  Rei que este povo pode querer se rever. E com isto  não estaria em causa o regime democrático .

Haja ousadia de referendar o assunto, como proposto. Mas Tirem-me o Dom Duarte Pio de Bragança do caminho...

________

RTP online Prós e Contras , Rei ou Presidente? [1ª parte] [2ª parte] [3ª parte]


MrCosmos às 00:03
link do post | COMENTAR | favorito
2 comentários:
De S.C. a 13 de Março de 2008 às 09:31
Também já pensei que o rei nos traria alguma estabilidade política e que seria uma boa forma de unir o povo. Depois anteontem no carro enquanto ouvia a Prova Oral a caminho de casa mudei completamente de ideias porque me apercebi que vai contra um dos meus maiores princípios, "Todos os homens nascem iguais e têm o mesmo valor".
Já viste o que era para além de todos os "Sr. Dr.", "Sr. Eng.", "Sr. Arq." e "Sr. Prof. Dr." (esta parte-me todo) que para aí andam ainda ter de levar com os Condes, Viscondes, Barões e Duques? Não havia pachorra!


De MrCosmos a 13 de Março de 2008 às 19:14
Contra esta frase não há argumentos:
"Todos os homens nascem iguais e têm o mesmo valor".

No fundo politicamente, o Presidente está para a República, mais ou menos como o Rei está(va) para a Monarquia, o que chateia mesmo é esta República viciada, e que de resto acaba por eleger Presidentes, "muito monarquicamente".

Vê lá se o Garcia Pereira se safa, por muitas vezes que se candida-te a P.R.
E sim, tens a tua razão no comentário que deixas.


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.gERADELAS

eSTÃO a gERAR pRAQUI
.

.subscrever feeds