Terça-feira, 1 de Julho de 2008

eMBANDEIRAR, eM aRCO.

"Iça lá a bandeira pá! Pode mesmo ser a Espanhola...!  -um amigo pediu-me ontem - e eu lá acedi.

É que o espírito por aqui tem sido mesmo o de "bandeira arriada", puro e duro, pelo que  a metáfora do Pedro alusiva a bandeira Espanhola acabou por fazer um «click», e bom, vejamos o que se arranja...

 

No sábado 7 de Junho, dia de abertura oficial do Euro 2008, os Espanhois em Madrid viviam a vida deles como o que imagino que devam ser os sábados Madrilenos. Tudo bem que a selecção deles só se estrearia na quarta feira a seguir, mas, no Pais de Portugal-é-Lisboa-e-o-resto-é-paisagem, já se respirava selecção um mês antes. Fazendo um zapping pelos canais de emissão aberta da televisão espanhola, não conseguia descortinar que o Euro já tinha arrancado. No País de Portugal-é-Lisboa-e-o-resto-é-paisagem, um mês antes contavam-se os dias para o arranque do Euro, porque - estava profetizado - a selecção Portuguesa  ganharia o Europeu.

Bandeiras Espanholas não faltavam por Madrid. Nos edifícios públicos, museus, alguns hotéis, na estação de Atocha parece-me que também a por lá ví. 

No País onde Portugal-é-Lisboa-e-o-resto-é-paisagem a bandeira até já dá como peça de vestuário, assim aja imaginação! A Selecção  é digna de Honras de Presidente da República, Tamanha que é a partida no cumprimento da profecia de  vitória . No dia 1 de Junho, dia das crianças, contam as más línguas que foram horas e horas ininterruptas de emissão na TV oficial e demais comunicação social nesse nobre acontecimento que era o de os "prometidos" levantarem voo ao céu num avião  baptizado de «Esperança».  A  noitinha, chegado a casa, pude constatar  a  euforia no seu clímax, de facto o que ouvira pela radio durante o dia, estava mesmo a acontecer diante dos meus olhos.

Seis dias Volvidos,  por ruas, praças e avenidas de Madrid, inevitavelmente com o pensamento posto no primeiro jogo de Portugal, eis que começo a detectar os primeiros  vestígios, algo tímidos, de Patrícios meus. Foi com enorme gozo e orgulho que de maquina fotográfica  em punho  surpreendi este grupo de Portugueses num sonoro e audível -"Conterrâneos! vamos lá, que agora é para a fotografia."

 

Plaza Mayor, Madrid.

 

Os Sorrisos alegres e espontâneos nestes rostos, devem ser o mesmo que o meu na altura do disparo. Finalmente podia expressar-me num português fluente, e isto numa Praça repleta de Espanhois, após um dia de sentir  e recordar, na pele,  o que é estar fora do meu habitat natural.  Estes amistosos Portugueses lá me sossegaram, pois que seria facilérrimo ver o jogo de Portugal num qualquer café ou bar de Madrid. E não estavam enganados, mais ou menos três horas depois, lá estava eu de punhos erguidos a extravasar  por Portugal: Goloooo!

" Mira, Pepe! Gol de Portugal." - ouviu-se numa das várias mesas com Espanhois que torciam pela nossa Selecção. E é assim o Futebol!  São paixões, e ilusões!

O fim de semana alargado passou-se, e de volta, cá estamos , é Dia da Raça, diz o Cavaco num dia 10 de Junho de Portugal-é-Lisboa  (que o resto da paisagem prepara-se para as paralisações dos "sou camionista, sou o maiore!") e lá voltamos a saga da selecção que, profecia das profecias, ganharia o Europeu de 2008!  Mas, o problema para o país onde Portugal-é-Lisboa-e-o-resto-é-paisagem, é , quando o "Profeta-Mor" Scolari começa a dar vestígios que afinal também há as chamadas  falsas profecias. Clubes como Chelseas e outros que tais, assombram quais nuvens negras que pairam no ar... and, well! Mister Scolari now, estuda como profetizar em inglês.

 

Embandeirar em arco, são coisas típicas do Português. Já nuestros ermanos, Fizeram jus ao verso de Diana Silveira: «Há muito quem beba do vinho, coma em pratos de marfim. A gente, primeiro come a relva e faz a festa no fim».

 

 

_____

Pronto Pedro! Agora a bandeira fica a meia - haste, que é como quem diz: "Vamos lá ver quando sai outro post..."   ;-)

:::: Calma no Brasil, que...

MrCosmos às 00:25
link do post | COMENTAR | favorito
2 comentários:
De pedro oliveira a 1 de Julho de 2008 às 20:38
Como "blogueiro",e teu fã!gostava que a tua vida profissional te pudesse deixar mais tempo para o teu blog,mesmo sendo um blog muito azul, o que vale é o fundo a negro...estás desculpado!
um abraço
só posso ir ás festas sábado à noite.cheguei há poucas horas da Auto-europa.É um Mundo!


De MrCosmos a 1 de Julho de 2008 às 21:00
O pedro, isto é só fogo de vista pá| nem penses em criar um clube de fãs, uhm, ahm!


Quanto as festas, ou muito me engano, ou também não deves perder muito, a faltares de semana. De facto será o fim de semana a festa rija. Penso eu de que...

cheers!



Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.gERADELAS

eSTÃO a gERAR pRAQUI
.

.subscrever feeds