Segunda-feira, 4 de Agosto de 2008

lIBERDADE oU lIBERTINAGEM? eIS a qUESTÃO.

Permitam-me recordar o vídeo que deu mote  ao primeiro post deste blogue.

 

[Sinopse]
"Publicação: 30-11-2006 13:22 "Não pagamos!" Há 13 anos, quatro estudantes universitários ousaram mostrar o rabo ao então ministro da Educação Couto dos Santos. Pintaram nas nádegas a frase "Não pago!", um dos slogans da época em que o movimento anti-propinas estava no auge.  A contestação à política educativa acabou por contagiar as escolas secundárias que se manifestaram contra as provas globais, mais uma vez, exibindo o rabo em manifestações. Foi aqui que nasceu a expressão "Geração Rasca". Perdidos e Achados Sábado, no Jornal da Noite SIC. "
 

 

Ainda na era do Cavaquismo, quem não recorda a forte represália policial que o Ministro Dias Loureiro deu ordem para avançar e travar a ameaça de caos e desordem  pública, pelo buzinão na ponte 25 de Abril?

Recentemente, empresários de transportes de mercadorias associados puseram o país a beira do pánico. Motoristas que não concordassem, seriam obrigados a aderir ao bloqueio sob pena de ameaça caso ignorassem. Como consequências humanas, contam-se pelo menos, e infelizmente, uma vida perdida. O actual governo deixou arder o rastilho até o último centímetro antes da dinamite rebentar, e tudo se resolveu... para os camionistas.

Do desporto ??!! vem o exemplo mais flagrante de descarada libertinagem. É para derbys  de futebol (e protagonismo de uma muito gira senhora comissária da PSP)  que mais meios policiais de segurança se destacam neste país. Claques, muitas vezes incendiadas pela mediocridade do dirigismo do futebol Português, Lançam o terror a seu bel prazer. Adeptos organizados do FC Porto são associados a vandalismos em estações de serviço, ou de cuspirem e lançarem cadeiras ao público do adversário. Adeptos do SL Benfica comprometidos com o incêndio de um autocarro dos rivais do Norte, ou mais atrasado uma morte com um very light.   E o pais assiste a um circo sem precedentes, impávido e sereno.

 

- Liberdade ou libertinagem? Eis a questão.


MrCosmos às 00:01
link do post | COMENTAR | favorito
2 comentários:
De Patrícia Santos a 4 de Agosto de 2008 às 14:57
Essa é uma grande questão!
De facto o 25 de Abril foi algo de fantástico. Ainda não era nascida mas agradeço aos homens e mulheres que tiveram a coragem de dizer basta!
No entanto em Portugal a passagem de ditadura para democracia foi mal feita. Em nome da liberdade admitiu-se, e admite-se, muita libertinagem...
Se calhar é o reflexo da cultura de um povo que, como diziam os romanos "não se governa nem se deixa governar".


De MrCosmos a 4 de Agosto de 2008 às 15:48
É Patrícia. É consensual na(s) geração (ões) pós 25 de Abril um sentimento de gratidão, mas da coisa feita muito em cima do joelho. A Portuguesa??!!

E "nós" seremos capazes de melhorar alguma coisa?
Esta actual forma de estar e fazer política, pura e simplesmente começa a meter nojo. E perdoem-me a frontalidade... somos filhos da liberdade...


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 8 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.gERADELAS

eSTÃO a gERAR pRAQUI
.

.subscrever feeds