Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008

CCA 80aNOS | oITO dÉCADAS dE iNOVAÇÕES

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Porto de Mós é uma instituição bancária de cariz cooperativo, a mais antiga do Concelho de Porto de Mós.

Fundada no ano de 1927, completou e comemorou ampla e condignamente seu 80º aniversário com várias iniciativas no decorrer do ano passado de 2007. Como resultado final e para a história Portomosense, ficaram pela mão da Caixa duas obras, uma literária e outra em DVD-Vídeo ambas sob a temática «Oito Décadas de Inovações». É esta segunda obra, o vídeo, que me trás a este post.

Captando panorâmicas pelas Serras de Aire e Candeeiros

Não é possível aos Portomosenses dissociarem o progresso do concelho, desta octogenária Instituição, pelo simples motivo de que goste-se ou não do slogan, a caixa "não veio para cá. Ela é de cá!" . Como salientava João Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de porto de Mós, para a Caixa os clientes não são o número tal, é o senhor fulano tal, todos são reconhecidos pelo nome. Comungo também do expresso na mesma sessão solene de 13 de Outubro de 2007 pelo Presidente da FENACAM, Paulo Macedo, "Está Caixa merece Porto de Mós, e Porto de Mós Merece esta Caixa". É por demais evidente o apoio concelhio, de resto temos as muitas associações, colectividades, comércio e indústrias que podem confirma-lo.

A título pessoal, se há coisa que me ressalta na memória ao recapitular as andanças e os trabalhos envolvidos, é o que me dizia o responsável da Caixa pela supervisão deste vídeo, o facto de salientar que é "política" da caixa quando têm de contratar serviços, recorrerem em primeiro lugar a empresas ou profissionais do concelho sempre que lhes tenham conhecimento. Daí ter tido a oportunidade de deixar a minha óptica e perspectiva em mais um trabalho deste género, com a satisfação como de quem coloca mais uma pedra na muralha da Vila Forte, e queiram desculpar-me este último exagero.

Escolhendo o enquadramento. Ao fundo, a aldeia de Alvados

Mas se há emoções únicas que se vivem nestes trabalhos, não me esquece as vividas com o percorrer das entranhas das Serras de Aire e Candeeiros em busca das panorâmicas serranas que temos neste ex-líbris que é o nosso Parque Natural. Algumas imagens estão aí, mas nada como percorrer as partes mais inóspitas e desconhecidas de tantos por estas serras, e saboreá-las ao vivo, o vento, os cheiros, a fauna, os muros típicos, a pastorícia, as vacas com prioridade nas estradas públicas, a fórnea, as grutas, enfim. Aqui devo um forte Agradecimento ao amigo Samuel Costa no apoio de terreno para a captação. Sem dúvida para mim, o melhor guia possível para percorrer aquelas paragens. Experimentem e confirmem, por exemplo, numa das periódicas rotas tipicamente serranas, os passeios pedestres onde ele é responsável nessa vertente de guia, pelo Grupo Recreativo Pedras Soltas, de São Bento. E Por fim um agradecimento a CINCUP pela disponibilidade dos meios técnicos de estúdio na captação áudio para a locução.

Deixo-vos então mais estes cinco cêntimos de tesourinhos excelentes que são mal empregados para ficar na gaveta. Com os devidos créditos a Caixa Agricola de Porto de Mós, trata-se da primeira parte do vídeo, com aproximadamente cinco minutos, um breve resumo da parte histórica e descritiva da vila, e da Caixa.

Pede-se apenas o devido desconto pela  qualidade ser a de "vídeo youtube".

_____

ficha | imagem edição e montagem de Paulo César; coordenação, texto e Locução de Lídia Sá; Produção da Cosmos.Lab; uma iniciativa da Caixa Agrícola de Porto de Mós. Ano 2008. Fotos no post de S.C.


MrCosmos às 00:02
link do post | COMENTAR | favorito
4 comentários:
De pedro oliveira a 5 de Setembro de 2008 às 09:22
Obrigado Paulo!
Há emigrantes que conseguem Amar e ser Amados na terra de acolhimento,alguma(s) razão deve haver!

Porto de Mós fica-te agradecido por esta notoriedade que lhe dás.


De MrCosmos a 5 de Setembro de 2008 às 11:04
Claro que há razões, em abundamcia até. Em primeiro lugar, Porto de mós sabe receber, e depois é um concelho belo... são muitas as razões.

ab!


De Aida Crachat a 9 de Setembro de 2008 às 19:41
Obrigado pela partilha! Jà tinha visto no You Tube e achei 5 estrelas. Claro que enviei o link à minha famìlia no Estrangeiro.


De MrCosmos a 9 de Setembro de 2008 às 19:59
Isso! fizes-te bem. Obrigado eu.
vê se apareces mais vezes!

bj do Mr.


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 8 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.gERADELAS

eSTÃO a gERAR pRAQUI
.

.subscrever feeds