Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008

a.D.P. - cONTEM-ME cOMO fOI!

#1-O desporto amador, e sobretudo as modalidades extra futebol de onze, são amplamente, perdoem-me o termo, desprezadas pelo público, e mesmo a níveis de

desporto profissional, pela comunicação social, mesmo a regional. Volto a falar-vos da A.D.P. - Associação Desportiva Portomosense. Mas sendo como o são  vários dos caros visitantes do gERAÇÃO de outras localidades que não Porto de Mós, Façam o exercício, por favor, de trocar as Siglas A.D.P. pelas do Clube da vossa terra. Leia o nome desse mesmo clube da sua terra, cada vez que mencione a A. D. Portomosense.

Será que nós pais, da-mos o devido reconhecimento e apoio aos clubes que ocupam e formam de alguma maneira, saudavelmente, os nossos jovens?

#2 - Portomosenses, sabiam que os INFANTIS de FUTSAL foram CAMPEÕES distritais de Leiria no Primeiro ano (a 2 ou 3 anos, citando de cabeça)que a ADP ingressou com esse escalão nesta modalidade?
Pois, poucos saberão disso! E o Andebol? com títulos e feitos orgulhosos de outros tempos ainda recentes, com os Banbys, de 4, 5 anos a praticar esta modalidade?

Não será diferente com a juventude da natação, onde a A.D.P. tem também uma forte Tradição histórica Distrital. Os Juniores de Futebol, ainda a cerca de dois anos os ví eu e a lente da minha câmara, sagrarem-se campeões Distritais também, após desempate por penalidades.

E dá gosto vê-los muitos ainda como "piquenos pardais"  espalhados nos campos com camisolas da A.D.P. nos vários campos e modalidades. O que entristece, sobretudo os jovens atletas, é a falta de presença humana a assistir aos jogos...

A.D.P. é mais que "O clube da terra", é, quer no papel  timbrado, como na prática, e  portanto demos-lhe a devida importância, uma Instituição de utilidade Pública, em todo o domínio e esplendor que a designação ostenta. 

 

 

No fundo o que pretendo abrir aqui com este post, é uma rúbrica, intitulada «A.D.P. -Contem-me como foi.» Ouvir histórias, relatos, alegrias ou mágoas, dificuldades, o que quiserem, sobre o clube da vossa terra. Vejamos a colectânea de "estórias" que podemos vir a juntar...

_______

Link com o post do vídeo - playlist completa que descreve a ampla intervenção desportiva e social da A.D.P. ao fim destes 30 Anos .

 

:::: vá! desinibam-se, contem lá...

MrCosmos às 16:32
link do post | COMENTAR | favorito
4 comentários:
De Pedro Oliveira a 25 de Setembro de 2008 às 17:09
Meu caro, apesar de estar fora, todos as segundas feiras vou ver na "bola" o resultado da ADP.Ganhámos o primeiro jogo da época.
No ano passada fui um dos que se insurgiu pela falta de ambição para ficarmos nos 1ºs 6, pois lutar para não descer na segunda fase poderia ser perigoso como se veio a provar: descemos aos distritais.
Lembro-me das tardes de domingo no municipal ainda pelado com bar,encostados aos tubos ou em cima das placas dos bancos de suplentes, mas o meu lugar preferido era na "bancada" de terra que havia por trás da baliza do lado dos balneários.Muita batatada havia, principalmente com o Alqueidão. Lembro-me do Alexandrino das fotos dar um murro num árbitro(há mais de 25 anos), dos árbitros a fugir pelas vinhas,pena nesse tempo não haver a liga dos últimos.Mas as melhores recordações foram as subidas de divisão até chegar aos nacionais.
enfim, estou a ficar COTA!


De Pedro Oliveira a 25 de Setembro de 2008 às 17:10
No meu tempo de garino, só havia bola e depois apareceu o Andebol, fiz parte de uma das primeiras equipas de putos, para aí com 9-10 anos, não tinha muito jeito para aquilo, mas lembro-me que treinávamos na casa do povo(único sitio na altura com condições,minimas,muito minimas mesmo) e que fui jogar a Turquel.Fomos de táxi (grande luxo) e fomos jogar no ringue a céu aberto onde eles jogavam na época hóquei em patins, a minha exibição foi tão boa que foi o primeiro e último jogo.Dessa equipa fizeram parte os primeiros GRANDES jogadores que PORTO de MÓS teve e que se prolongou por muitos anos, faziam parte os meus amigos belela,alex,rui lopes, vinagre,Amaral,não sei se o Luís Costa também e mais uns quantos que me perdoem, mas não me lembro o nome e o treinador era o Leão(grande gajo).
Era muito giro fazeres um post sobre os primeiros anos do Andebol do Portomosense.Apesar da falta de jeito para o Andebol, fica-me na memória o facto de ter sido um dos que participou no nascimento da modalidade que é um marco na história da ADP



De Cláudia Oliveira a 26 de Setembro de 2008 às 11:24
Não gosto deste assunto. Não ligo a essas coisas.


De MrCosmos a 26 de Setembro de 2008 às 11:42
Legitimo! e Sincera. Fazes bem.


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 8 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.gERADELAS

eSTÃO a gERAR pRAQUI
.

.subscrever feeds