Domingo, 5 de Outubro de 2008

aO cOMUM dOS pORTUGUESES?! dESDE qUANDO?!

"E a decisão do seu futuro cabe ao comum dos Portugueses. [...]

Acredito numa República melhor, porque acredito no nosso povo. Acredito na República Portuguesa, e orgulho-me em ser Presidente dos cidadãos desta República."

Cavaco Silva disse-me isto à 2 minutos atrás,

como conclusão do seu discurso de 5.Out.

 

 

:::: ah,ah,ah! Dom Duarte, é Agora!

Paulo Jerónimo às 11:40
link do post | COMENTAR | favorito
7 comentários:
De Portomaravilha a 5 de Outubro de 2008 às 17:47
Viva !

MrCosmos : Muito obrigado pela tua resposta. Assim, já que não chateio vou continuar mais um pouco sobre o que foi e o que resta do movimento situacionista.

Gostaria que me tratasses por tu. Penso que facilitaria a conversa.

Parabéns pelo teu blog. Tenho lido ,aqui ,por aqui e acolá e agrada-me.

O post de hoje está interessante. Cavaco ( que não soube empregar ou aplicar, na altura, as manas financeiras da UE ) assume a posição de Pilatos. Lava-se as mãos. Mas também mostra a que ponto o poder político perdeu força perante um mundo que é regído pelos grandes grupos económicos.

Em contrapartida, dum certo ponto de vista, podemos pensar que tem razão. Pertence aos cidadãos Portugueses o seu futuro. Li ontem, creio, que Portugal tem, conjuntamente com a Itália e a Espanha, os adolescentes mais obesos da Europa. Pois é muito melhor para a saúde e fica muito mais barato comer uma maçã e beber um copo de leite , ao lanche, que andar a comer isto ou aquilo. E poderia acrescentar nada melhor que uma sopa de legumes à noite com um pouco de queijo e pão. É suficiente.

Li, também, numa projecção do diário Parisien, que os Portugueses são, actualmente, conjuntamente com os Italianos, os que maiores dificuldades têm em se passar do seu carro. Nós aqui já estamos a funcionar, mas ainda não está generalizado, em sistema de partilha. Hoje vamos no meu carro, amanhã vamos no dela e depois de amanhã vamos no dele. Não só fica muito mais barato como também fica muito mais ecológico.

A nível de legumes estão a aparecer cada vez mais bio-coperativas que permitem escapar aos intermediários. Estão a aparecer lojas que já não existiam há muito. Em Portugal também desapareceram. Se eu preciso dum prego ou duma rosca porque raio hei de comprar logo cem , tal como nos é apresentado nos hiper ou supermercados.

Não deixa de ser curioso que após o voto não à UE / atenção não creio que os Franceses tenham votado não por serem contra a Europa, votaram não a uma Europa ultra-liberal / começa a existir aqui uma forma de resistência ao liberalismo. É uma resistência que não procura o afrontamento. Contenta-se em evitar o capitalismo. É assim que todas as quintas compramos, aos agricultores da zona, um cabaz por dez euros de legumes. No cabaz há os legumes da estação. Mas dá para fazer uma ratatouille para três dias e ainda sobra. Óbvio que os meus filhos ficam feras. Mas ao menos aprendem a comer legumes. Aqui, comparativamente, por dez euros posso comprar três pacotes de bolachas com chocolate. O que é melhor ?

Deves pensar que estou louco e que não existe qualquer relação entre o que escrevi e o situacionisme. Uma das ideias maiores do situacionisme foi de tentar não impôr as suas ideias, mas fazê-las passar. Por isso, nunca se consideraram como partido. E desde muito cedo, aí também foram visionários, criticaram a sociedade de consumo, estando,neste caso, em oposição com o movimento de maio 68. Estavam na mesma frequencia que o teórico americano Marcuse que que defendia que os sindicatos quando pedem aumentações de salário não mais estão que a alimentar o capitalismo. Quanto mais ganho mais posso consumir. Isto de modo esquemático.

É claro que é preciso não cair em extremos. Mas a ideia em si não me parece absurda.

O que é certo é que esta é uma das razões pelas quais os situationistes serão classificados de fascistas por gente de esquerda e de esquerdistas ou anarquistas por gente de direita.

Se artisticamente o situationisme é uma espécie de continuação do surrealismo ( que contrariarmente ao que se dá a pensar também foi um movimento político), no que diz respeito ao modo de vida o situationisme abre para a psicanálise e para a sexualidade. E é aí que me parece existir do modo mais profundo uma relação com a geração rasca.

Mas fica para domingo, porque ainda existem afazeres e gostava de poder ver o jogo logo.

Li algures no teu blog alguém que escreveu que "Os cús de Judas" é um grande livro. Pois claro que é.

Triabraço !

Portomaravilha.








De Paulo Jerónimo a 5 de Outubro de 2008 às 19:40
O Grande Mestre PortoMaravilha!
Olha eu chateado com o partilhares da tua inciclópédia de conhecimento... tás maluco?

Homem, é uma honra guardar neste espaço relatos de tal índole, força nisso!

Vamos combinar assim,
como podes ver pela hora do comentário, o nosso GRANDE FCP está a 10min. de começar o derby com o Sporting. Vamos ver o Jogo, (Espero que aí em França também consigas vê-lo) e no fim, independentemente de a disposição que o resultado acarrete , virei aqui deliciar-me com as tuas linhas postadas acima. que por agora lí apenas o primeiro paragrafo e fiquei já com a pulga atras dá orelha.

Um Abraço Luso-Portista para tí!
Até jáááá´ ==============»»»»»»» FCP, FCP, FCP.!


De Paulo Jerónimo a 5 de Outubro de 2008 às 23:21
Bem PortoMaravilha, sinto-me maravilhado!
O resultado do nosso FCP também ajuda a este estado de espírito, mas é com esta tua Prosa que acima me deixas que me tanto me delicio agora!

Sinceramente, a "filosofia" da Internacional situacionista é areia a mais para a minha camioneta, sou novo demais para à altura, e a wikipédia nesse assunto, ainda não consegui encaixar na minha agenda :-D , mas gostaria de ver alguém interessado em acompanhar-te neste tema. Quem sabe se não aparece alguém... Por mim continua, cá te aguardarei então no próximo domingo!

E gostaria em concreto, e se não fosse pedir muito, até porque foi por esta comparação (situacionistas (=) Geração Rasca) que começamos este excelente tema que me desenvolvesses melhor este teu ponto de vista:
««no que diz respeito ao modo de vida o situationisme abre para a psicanálise e para a sexualidade. E é aí que me parece existir do modo mais profundo uma relação com a geração rasca.»»

A primeira vista deixa em gERA como eu intrigado...
Depois estou curioso, cusco mesmo ;-) e gostava de conhecer um pouco do teu percurso de vida, que se apresenta de muita vivencia e experiencia. Se não for invadir a tua privacidade.

Por fim, citar-te que quem menciona "Os cus de Judas" é a minha recém "amiga no sapo" que assina por Mau_Feitio, e que esta maravilhada com o António Lobo Antunes, olha aqui: http://maufeitio3.blogs.sapo.pt/8127.html .

Fico na expectativa!
Triabraço à campeão para tí e boa semana!


De Dragão Azul a 6 de Outubro de 2008 às 11:34
Estes politicos teem umas piadas muito giras, ai tem, tem.... heheheheh


Aquele Bruno Alves é mesmo um bruto quase rebentava com as redes da baliza e quase deitava a baixo a balisa.... eheheheheh

TRIabraços


De Paulo Jerónimo a 6 de Outubro de 2008 às 12:05
Ao PR Cavaco, não lhe achei piada nenhuma, achei-o mais uma vez, muito pertinente!

Triabraço e Boa Semana !


De Ana Narciso a 9 de Outubro de 2008 às 12:14
Achei interessante este post , porque nos transporta à velha lei do pêndulo . Umas vezes transporta-nos para a esquerda outras vezes para a direita; quando se equilibra estamos no centro, por pouco tempo, porque as forças contrárias à inércia se movimentam e empurram outra vez o Pêndulo. E sabe ; não há mais nada para fazer nesta vida senão procurar o nosso bem-estar e a felicidade de todos. O exercício da actividade política , quer na sua expressão mais activa e mediática, quer na sua expressão mais passiva é a única forma credível e democrática de empurrar o pêndulo para um lado ou para o outro apesar das etiquetas( fascistas, situacionistas, liberais, capitalistas etc, etc) todos o querem moviementar num sentido ou noutro. Eu dou um pequeníssimo contributo para o empurrar para direita. O capitalismo com regras, num sistema democrático e regulador, num moldura que respeite os direitos Humanos é o melhor sistema , copiado agora por países que sempre o cmbateram como a China. Só precisamos de o aperfeiçoar e isso é um trabalho de gerações.


De Paulo Jerónimo a 9 de Outubro de 2008 às 12:24
Obrigado pelo seu comentário.
Estava de facto curioso em ter a sua opinião neste assunto, precisamente porque lhe reconheço esse meio termo de sensatez, e é na partilha que evoluimos.

Mais uma vez, aprecio o ar ponderado, equilibrado com que olha estas questões!
Não concordei consigo no referendo da IVG ;-) mas, temos de discordar, ou isto não tinha graça nenhuma.

Cumptos.
PC.


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 9 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.subscrever feeds