Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

cOISAS dO cAMANDRO: dO mAIO de 68 a gERAÇÃO rASCA

Onde é que estavas no 25 de Abril? Esta é uma pergunta que não raras vezes me soa "frustrante". É que nem pelo 25 de Abril, e muito menos no Maio de 68. Esses foram acontecimentos que hoje recebemos como certos e intensos, mas que não vivi.

Pudera, andaria "pelas costa de Africa" a espera do ano de 1975 para conhecer a luz do dia. No entanto, se há assuntos que me agradam de ler e conhecer, que me suscitam o interesse, são momentos e discrições históricas como essas que marcaram épocas e consequentemente, os dias da actualidade, ou seja, também o meu quotidiano, a forma como vivênciamos o nosso dia a dia.

Este post vem a proposito de alguns textos que um amigo de outras campanhas (leia-se clubisticas) o PortoMaravilha me tem deixado por aqui na caixa de comentários, e que me despertaram bastante interesse. Tudo porque este companheiro que em  1972, com 14 anos, foi parar a França,  faz parte há mais de 25 anos do corpo docente do Ministério Francês da Educação, e  acompanha estudantes que pretendem aceder à prestigiada "Ecole des Hautes Etudes de Sciences Politiques", como tal e pelo conhecimento que tem, sucede que deu-me a conhecer um movimento politico que desconhecia.

E desperta-me o interesse, porque, diz-me ele, que  encontrou «semelhanças de atitude» entre aquele movimento, os Situacionistas, e a posição tomada pela denominada de Geração Rasca. Não consegui na altura entender a comparação, hoje comprendo onde aquele raciocínio queria chegar.

Têm sido argumentos e opiniões, as do PortoMaravilha, pertinentes de mais para se ficarem apenas pela caixa de comentários, pelo que hoje partilho convosco alguns trechos de seus textos, que me têm suscitado alguma reflexão.

 

[Para contextualizar, aplico texto entre parenteses recto que é meu, e as imagens]

 

" Os Situacionistas não são mais ( esquematizando) que a continuação do Surrealismo. [descrição de surrealismo pela wikipédia]
Tiveram importância no pensamento de maio 68 ( não como revendicação) mas como um olhar sobre a "mixité" (homem-mulher) e, também, na visão da "sociedade espectáculo". Penso que alguns dos seus
textos continuam bem válidos. Sobretudo no que diz respeito ao uso da câmera / a sociedade espectáculo.

 [...]

Eis pois a definição que a Wikipédia, coisa para turista consultar, nunca dará a propósito dos Situacionistas :
Para uma melhor despoluição , o jornal de Setembro de 1969 ( Directeur : Debord / Rédaction : B.P. 307-03 Paris ) da Internacional Situacionista publica em letras gordas a definição dada pelo dicionário Larousse.
Passo a traduzir : Situacionista : adj . e nome. Diz-se de um grupo de estudantes que preconizam uma acção eficaz contra a situação social que favorece a geração no poder.
A internacional Situacionista criticará esta definição sem grande convição teórica. Mas não deixa de ser verdade que neste número de Setembro de 69, o último aliás, a definição, citada acima , aperece em letras gordas
.

[A "geração rasca" de estudantes em 68, Paris]

 

Se artisticamente o situationisme é uma espécie de continuação do surrealismo ( que contrariarmente ao que se dá a pensar também foi um movimento político), no que diz respeito ao modo de vida o situationisme abre para a psicanálise e para a sexualidade. E é aí que me parece existir do modo mais profundo uma relação com a geração rasca.

[...]

 


Uma das componentes de Maio 68, foi a vitória pela e da "mixitée" 
[mistura]. Se vieres dar um passeio a França, verás que inúmeras escolas continuam a ter lá no frontão "Ecole de filles" / "Ecole de garçons". [Escola de raparigas / Escola de rapazes]
Para mim, a maior conquista de Maio foi o direito à "mixitée". E não deixa de ser curioso que a direita actual Francesa, encabeçada por Sarkozy, comece a pôr em causa esta conquista. Querem pôr fim à "mixitée" !

Tomei conhecimento da geração rasca com a 1ª pag do diário "Público" da altura.

A foto que mostra o menino a mostrar o sexo releva um mal estar. Acho que foi por isso que se baptizou rasca. Por causa da amostragem do sexo.

 

[A "geração rasca" de estudantes em 93, Lisboa]


Eu acho que o 25 de Abril deu tudo à nova geração, exceptuando a liberdade sexual. Em Portugal, a sexualidade continua a ser assunto tabú. Daí talvez essa revolta que me pareceu mais sexual que política propriamente dito. Mas o campo sexual também é político.
O 25 de Abril foi feito por mulheres. Foram elas quem ocuparam as ruas e praças para reclamar o regresso dos filhos, maridos...do ultramar. Foi uma mulher quem realizou, quer se goste ou não, "Capitães de Abril". O nº de divórcios dá o berro (antes era proibido) logo após o 25 de Abril !

Depois a chapa voltou."

:::: e o rasco sou eu?

MrCosmos às 00:12
link do post | COMENTAR | favorito
6 comentários:
De Dragão Azul a 29 de Outubro de 2008 às 13:49
Tenho acompanhado de perto alguns dos comentarios do PortoMaravilha, foi ai que fiquei a conhecer o que era os Situacionistas, que desconhecia por completo.

Sei que venho atrasado mas...., parabens pelo aniverssario do Blog.... Não mudes nada, simplesmente inova.

Abraço!


De MrCosmos a 29 de Outubro de 2008 às 14:23
Obrigado Dragão!

De facto somos ainda muito putos... é com agrado que recebo relatos de outros tempos e de outras vivências.
Podemos sempre retirar algumas ilacções delas.

Ab!


De Eu,Luzinha a 29 de Outubro de 2008 às 21:43
Que bem que me lembro deste dia, tive a sorte ou não de estar de frente para o rabinho do rapazinho, esta manifestação marcou-me muito pela violência tanto de manifestantes como de policias. Não sei se te lembras fomos todos corridos à paulada para dispersarmos. Enfim, creio que em todas as gerações existe sempre um conflito de ideias que leva muitas vezes ao confronto e possivel mudança. Acredito tambem que a sexualidade é e será sempre a barreira a transpôr, recordo as curtes do nosso tempo (mal vistas) que passaram a ser as "quecas" (desculpa o termo) da geração da minha irmã mais nova (finais dos anos 80 inicio de 90) e o que vejo hoje em dia é a luta pela liberdade sexual, sendo que, na A.R. discutem-se temas como a homosexualidade...
Always the same, só que sempre com mais um bocadinho
adorei o post.
beijocas


De MrCosmos a 29 de Outubro de 2008 às 22:32
Ena, ena! Muito me contas enclausurada! Não te fazia ali na manifestação, mas concordo com o teu comentário.
"Always the same" mas os rascos fomos nós...

porta-te!


De Portomaravilha a 29 de Outubro de 2008 às 22:08
Viva !

Muito honrado pelos meus comentários terem aparecido na primeira página deste excelente blog. Falta só acrescentar que nasci na Rua da Constituição, Porto é claro, mesmo ao lado do campo da Constituição.

Quando escrevo "mixité" estou a referir-me à mistura dos sexos. Essa possibilidade de mistura foi, para mim, a maior vitória de Maio de 1968. E é também o que revendicavam os "raivosos", (tradução "les enragés" ) nome dado por uma certa imprensa que estava a este e a oeste.

Quem procura a violência quando há satisfação sexual ?

Aliás a foto que apresentas significa bem isso ! A imagem duma Amazona ! Lol !

Ora, essa conquista parece-me, cada vez mais, posta em causa. Não deixa de ser curioso que, em França, há quem comece a pensar e a teorizar que os meninos (ou as meninas) têm melhor aproveitamento escolar quando não frequentam colegas do sexo oposto.

E, paradoxalmente, esse discurso veículado por a ala mais radical do "sarkosismo" tem grande aceitação junto dos ...islamistas.

É uma espécie de marcha atrás mais que perigosa. É pensável que certos municípios Franceses tenham aceite que ,segundo os dias da semana, as piscinas estariam abertas para os homens e,depois, para as mulheres ? Tais projectos não foram levados a cabo porque houve resistências !

Quando escrevi chapa quanto à sociedade Portuguesa, mantenho. A mulher Portuguesa é livre em aparência ( fuma e bebe mais que os homens ) Mas é pra Inglês ver !

Os ataques, actualmente, em França, contra Maio 68 ou os situacionistas são realmente esses: Contra a mistura dos sexos. Foi e é um dos meus combates!

Mas não é só em França !

No fundo, o que o Big Brother quer é o amor virtual !

Quanto à Wikipédia : É uma vitória de 68 que, hoje em dia, está bem controlada. O espírito de liberdade inicial desapareceu. Salvo erro, tenhos os dados lá em cima, há cinco administradores para a Europa. Eles controlam tudo o que é escrito. Aceitam ou não !

Bem melhor o Sapo que o Google !

No link que mandas respectivo à Wikipédia em Português : Os poetas Aragon e Eluard são excluidos em 1927 do movimento surrealista.

Aragon parte para a União Soviética com um mandato que não respeita : E não lê perante a assembleia dos escritores soviéticos o seguinte : A arte é revolucionária porque não serve qualquer causa. Caso contrário a arte é propaganda.

A nossa batalha foi sempre essa : A arte deve ser independente de qualquer causa. A arte não é propaganda.

Assim, classificar Aragon ou Elouard como surrealistas é não considerar a consistência primeira do Surrealismo.

Mas não deixa de ser questionante que a Wikipédia, versão Português, não saliente um grande pintor surrealista Português, Mário Botas (1952-83) que teve o mérito de dar telas aos poemas de Baudelaire.

Voltarei, se permites sobre o assunto. E não deixa de ser curioso que é a revista "Elle" , escrevo quanto à edição Francesa, bem Burguesa, que parece ser a única a defender a mistura e liberdade dos sexos.

E Viva o Porto !


De MrCosmos a 29 de Outubro de 2008 às 22:40
PortoMaravilha, os honrados por aqui somos nós que apreciamos as tuas "teses". Elas suscitam à reflecção, e tens o teu mérito por isso.
Pelo que cá aguardamos pelos teus escritos.

Um Forte abraço!


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 8 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.gERADELAS

eSTÃO a gERAR pRAQUI
.

.subscrever feeds