Domingo, 17 de Fevereiro de 2008

lUZ! cÂMARA! aCÇÃO!

Para quem conhece o hi5 do Mr , sabe que tenho duas meninas dos olhos.
Uma é o FC Porto... tsssss , adiante, adiante, ainda ninguém sabia ;-)...  
A outra, é reflexo da verdadeira forma de expressão «minha menina dos olhos» , expressão que aplicamos a algo ou alguém, e que o fazemos quando temos  especial atenção e cuidados, aliados a um sentimento de carinho por uma espécie de orgulho de aquela ser a nossa menina. Falo da câmara, e da atitude para com ela.
Pois que aborde-se ligeiramente a questão por esta última perspectiva.
Filmar, termo que vários profissíonais num roçar de estilo de Velhos do Restelo, entendem que se deve aplicar apenas quando se usa a pelicula, suporte [ainda] comum em rodagem de cinema, e que  fora da película, defendem como termo correcto «gravar», Filmar, repito, é uma arte que deve ser prestigiada por qualquer um, é contar uma história seja por um curioso de telemóvel em punho,
passando pelo amador, e indo até o profissional que faz dessa arte o seu ofício.
Quando empunhas uma câmara, tens uma missão a cumprir. A menos que as imagens se destinem a ser escondidinhas, não exebidas a ninguém, fálo com atitude! Com postura de quem conta uma história.
Não filmes por filmar, filma para contar. Mas sem caganças! um videógrafo de câmara amadora, pode contar, e bem, uma excelente história,seja das férias, da festinha dos putos, ou trabalho de Escola. Por vezes bem melhor do que quem exibe ao ombro sua  grande não_sei_que_pro, pouco mais sabendo que  o botão vermelho é para o Rec e ao lado temos o zoom.
E
ssencial, mas desconhecido ou ignorado por muitos é o modo de usar a fonte primaria do registo vídeo ou fotográfico. A luz!
Mais que o modelo da máquina ser o xpto, ou a cassete, e bateria chega? Primeiro a que aprender a utilizar a luz disponivel. Na falta dela, a qualidade de imagem  obtida obrigatóriamente vai ser má.
O Paradoxo, é que não raras vezes a luz existe, mas não é aproveitada. Pior, e do caraças... é quando podendo ser evitado é feito contra o objectivo lógico, ou seja deixar-se que a fonte de luz atras do objectivo filmado seja mais intensa que a existente a frente do objectivo que se pretende filmar. Logo obtem-se uma silhueta apenas um vulto, muito mal defenido, e / ou, um clarão atrás.

É o típico "contra-luz", é pra fugir dele como o diabo da cruz. Descomplicando, evite-se ao máximo filmar contra janelas, lampadas ou fontes de luz em direcção contrária e directa a lente.
Lembra-te, a luz, é uma matéria prima nobre, das mais antigas que deve existir, pois a fazer fé nas Sagradas Escrituras, «1 No princípio, Deus criou  os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo,[...] 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. 4 Viu Deus que a luz era boa;e fez separação entre a luz e as trevas.» (in Bíblia Sagrada, livro de Genises cap.1, vers.1-4)
Ora só a partir deste passo é que o iluminado Todo Poderoso teve condições para criar o que quer que fosse mais. Portanto, respeitinho pela luz, coisa sagrada ao  escrever-se com ela!
Desconfio inclusive, que essa antiquíssima matéria prima que é a luz, e que permite escrever com uma câmara, deve ser inclusive reponsavel pela existencia de outras, e portanto mais antigas ainda, profissões do mundo. Aquela maxima gasta da mais velha profissão do mundo ser uma muito mal afamada é treta comó careta. Ah pois é!

Vá ver! Como diz um prezado especialista na matéria, o qual muito aprecio, "divirtam-se, e aproveitem bem a luz" .

_______
P.S: Excelente sítio web para iniciados que pretendam desenvolver técnicas de filmagem. [Aqui]

 
::::

Paulo Jerónimo às 14:05
link do post | favorito
De S.C. a 18 de Fevereiro de 2008 às 21:58
Por muita técnica que se possa ter, às vezes é necessário aquele pingo de sorte que torna uma imagem boa numa imagem excepcional.
Continua o excelente trabalho!


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 9 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.subscrever feeds