Quinta-feira, 2 de Outubro de 2008

dERAM-ME mÚSICA... e lEVEI mESMO bAILE.

Quando no quinto ano de escolaridade me apareceu a disciplina de música, só tive pena de nada me valer sequer pensar  em demover a minha mãe a abster-me dessa disciplina, a imitação do que  me fizera com a de  Religião e Moral. É que nem se punha essa questão... a de Música não era opcional.

Aquela disciplina é a que me recordo de ter conhecido como a mais desinteressante, pelo simples motivo que pautas com riscos, claves de sol, e não sei que mais, parecia-me quadros de Picasso naquela idade. Coisas sem nexo.

O Dó - Ré - Mi - Fá - sol - Lá - Sí, era mais fácil de decorar  do que a tabuada do cinco, mas a partir daí... não havia hipótese, lá saquei umas notas nível três na disciplina, não sei como, mas também porque tinha de ser.

Como ouvinte, sou um bom apreciador e exigente auscultador de música. E quem não gosta de música? Isto também porque como profissional,  onde uma das minhas funções é a edição e montagem de filmes, não só tive de passar a saber interpretar auditivamente as potencialidades de uma música, como a saber encontrar a beleza que pode existir em qualquer género musical, aprender inclusive a tirar o máximo partido possível de uma música, aplica-la com  critério e nexo, sensibilidade e bom senso.  Eis um  exemplo do que pretendo dizer, um trabalho escolar de um aluno nesta área e que consta da minha lista de preferidos no youTube.

Mas na composição, nááá, isso é coisa para compositores ou maestros, areia de mais para a minha camioneta. Cada macaco no seu galho. Ponto final, paragrafo.

Só que, nas sortes da vida, nunca se sabe o que nos pode sair na rifa... e  de a dois anos para cá era por demais evidente o entusiasmo da minha filha pela música. Não em subir a um palco e concorrer a um "Chuva de estrelas" , concursos apetecivelmente típicos daquelas idades. O que evidenciava era o gosto pelo resultado sonoro da  interpretação das pautas e posteriormente, querer experimentar ao jeito dela a composição. Depois de não poder ouvir mais o sons de flautas desafinadas por casa ao ritmo do musical do Titanic, que o mais velho também, que remédio teve senão a "soprar" no pífaro, eis que a flauta tocada pela Daniela começava a soar-me, intrigantemente, como música para  meus ouvidos, estes inclusive, os ouvidos... fizeram as pazes com as flautas.

Reparei que ela  estudava e tocava com determinado método, não a toa. As notas eram devidamente assentes num papel e seguidas a risca, não se soprava no pífaro de cor,  via um esforço para que cada alinhamento de notas na cábula que olhava para tocar, tinham de ser interpretadas, raciocinadas para emitir aquele som, e  um belo dia, - que ela sabe o quanto me brilham os olhos  ao  acompanhar o seu progresso musical - vem-me apresentar umas notas escritas e pensadas por ela, para que lhe desse a opinião sobre a melodia tocada daquela sua música.

Eu, que na idade dela e até aquela altura nunca compreendera como é que podia haver quem se fascina-se por aquela disciplina, mesmo depois de ter tentado entrar na onda, aprender, e desistir, levei a bofetada de luva branca que faltava neste final de verão, da minha própria filha. É que os pais também aprendem, e muito com os filhos. E refiro-me a uma composição que a Daniela fez sobre o significado que o assunto têm para ela, e em concreto sublinho a frase com que termina.

Percebi pela minha experiencia e pelo texto dela ao fim destes anos,  que há coisas que por muito que se tentem, podem continuar a não ser suficientes. Faltava-me entender alí algo. Acho que já percebi.

Publico-a de seguida, porque lhe estava prometido, e sob pena de que me questiono o que fazer com ela a partir do ano que vem,  altura em que acabará no ensino público essa, para mim agora, abençoada disciplina. Ela não vai desistir,  e nós pais, ainda não sabemos qual o melhor caminho a lhe  aconselhar. O que lhe recomende-mos, para onde a encaminhar? Muitos dos jovens com esta vocação reparo que acabam por enveredar em primeira instancia em "Coros" "Bandas Recreativas" ou associações, mas que estão intrinsecamente conectadas  com ofícios religiosos, e ela própria mais do que pela edução, por opção, não se revê a tocar nesses ambientes.

Portanto, não só se aceitam, como se precisam de sugestões... Façam favor!

 

 _______________

Como gosto da Música


Eu gosto de música, porque me faz sentir bem, gosto do som que se ouve.

 

Se gosta-mos da música deve-mos guardá-la na memória, embora não seja necessário decorá-la toda. Não sou só eu que gosto da música, sei que os meus amigos e colegas gostam dela também.

 

Bem mas eu só cheguei a essa conclusão no final do 4ºano, porque eu e os meus colegas fomos ao cinema tocar o ‘’malhão, malhão’’ e as ‘’pombinhas da Catrina’’ e achei que tinha jeito para a música, depois no 5ºano tive 4 e 5 a música, uma coisa que não estava à espera. A música é uma arte que se aprecia, não basta ouvir, mas sim senti-la no nosso interior, e aí percebi que, o jeito não se aprende nasce connosco.


Daniela Gomes da Silva,6ºD,Nº6, Escola EB2 DR. Manuel Oliveira Perpétua.

  

 

 

:::: Prometido é devido. À Dani!

Paulo Jerónimo às 00:01
link do post | COMENTAR | favorito
14 comentários:
De patti a 2 de Outubro de 2008 às 16:04
Olá, vim devolver a visita ao meu blog e agradecer as palavras simpáticas.
Também não tive a menor aptidão para aprender música. Não era definitivamente a minha área. No entanto não posso ficar um dia sem ela.
A minha é ao contrário, é como a Daniela. Adora música, compor, tocar e tudo o que a ela esteja ligado. E ainda bem, pois vejo-lhe nos olhos e no empenho com que repete aquelas pautas sem fim, uma dedicação e alegria enorme.
Já agora parabéns à Daniela sinceridade e maturidade das palavras.


De Paulo Jerónimo a 2 de Outubro de 2008 às 16:12
Obrigado também Patti.
Pela visita e sugestão. mais algumas palavras, estas tuas, que temos para considerar.


De Dani Silva a 2 de Outubro de 2008 às 19:04
Obrigada Patti ;)
Gostei muito daquilo que tu me escreveste!!!.....

li que tu dizeste que n passas um dia sem a música...
Eu também n... e é para isso que o meu mp3 serve... para ouvir música....
xau bj......
;)

Assinado por: Daniela Gomes da Silva


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 9 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.subscrever feeds