Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

bOM fIM dE sEMANA!

 

:::: 1988! Onde andavas tu, uhmm ?

Paulo Jerónimo às 09:56
link do post | favorito
De Portomaravilha a 12 de Outubro de 2008 às 20:08
Viva !

Vou tentar então responder,começando pelo menos interessante. Falar de si próprio não tem qualquer interesse. Nasci na rua da Constituição, no Porto, mesmo ao lado do campo da Constituição. Com 14 anos chego a França ( o famoso salto) para vir ter com os meus pais. Estamos em 1972. E Maio 68 é como se fosse há dias. Leio tudo o que me emprestam.Preciso de ler para aprender Francês.

Dá-se o 25 de Abril ( que muito animou debates de ideias por aqui). Decido ficar para ter equivalências sólidas nos estudos. E depois é a vida. Encontra-se uma mulher, depois uma outra, ... depois casa-se, há filhos...

Não sei se respondi. Não tenho qualquer problema de privacidade, no que diz respeito às minhas ideias nem a quem sou.

Mister : Se queres mais detalhes quanto a esse período histórico citado visto daqui não há crise.

Faço parte, há mais de 25 anos, do corpo docente,como professor efectivo, após provas teóricas e práticas, do Ministério Francês da Educação Nacional. Ensino no cíclo terminal do segundário como também acompanho e oriento (tento ) estudantes que pretendem aceder à prestigiada "Ecole des Hautes Etudes de Sciences Politiques". Este acompanhamento faz parte do meu horário e não é por isso que o "Trésor Public" me paga mais ( infelizmente porque dá uma trabalheira do raio).

Espero ter respondido à tua pergunta.

Voltando à vaca fria, como dizem os nossos amigos gaúchos : Creio que há um ponto que me parece essencial focar e que não toquei nos comentários anteriores.

O movimento situationiste é também influênciado pelas ideias de Wilhelm Reich. Este , médico e disciplo de freud é expulso, em 1993, do partido comunista alemão. Para ele há algo irracional no comportamento das massas que aderem ao Nazismo. Escreve "la psychologie de masse du fascisme" e sobretudo "L'eruption de la morale sexuelle". Penso que deve existir tradução aí. Morre louco ou declarado louco de força nos usa, após ter que se exilar.

Uma das componentes de Maio 68, foi a vitória pela e da "mixitée" (guardo a palavra Francesa). Se vieres dar um passeio a França, verás que inúmeras escolas continuam a ter lá no frontão "Ecole de filles" / "Ecole de garçons".

Para mim, a maior conquista de Maio foi o direito à "mixitée". E não deixa de ser curioso que a direita actual Francesa, encabeçada por Sarkozy, comece a pôr em causa esta conquista. Querem pôr fim à "mixitée" !

Faltam 1708 caracteres ! Vou ver se aguento !

No próximo domingo terás um belo presente : A definição de situationista publicada no jornal de Setembro 1969 da Internacional Situationiste. Muito melhor que mil e umas Wikipédias sob controle do Google ! Lol !

Voltando ao bife arrefecido : Tomei conhecimento da geração rasca com a 1ª pag do diário "Público" da altura. Creio que era Paulido Valente quem dirigia a redacção. Mas tenho tantos nomes na cabeça que não estou certo. A foto que mostra o menino a mostrar o sexo releva um mal estar. Acho que foi por isso que se baptizou rasca. Por causa da amostragem do sexo.

Eu acho que o 25 de Abril deu tudo à nova geração, exceptuando a liberdade sexual. Em Portugal, a sexualidade continua a ser assunto tabú. Daí talvez essa revolta que me pareceu mais sexual que política propriamente dito. Mas o campo sexual também é político.

O 25 de Abril foi feito por mulheres. Foram elas quem ocuparam as ruas e praças para reclamar o regresso dos filhos, maridos...do ultramar. Foi uma mulher quem realizou, quer se goste ou não, "Capitães de Abril". O nº de divórcios dá o berro ( antes era proibido) logo após o 25 de Abril !

Depois a chapa voltou.

Fui ao Porto há três anos. Os meus filhos queriam conhecer. Tive alguns contactos. Mas parece que tudo está como no passado. Há a ilusão da aparência. Mas quando se raspa o verniz...

Não deixa de ter piada que ano sim ano não tenho assistentes que vêm de Portugal. Ou seja : Portugal/Brasil ( não entendo porque não há Africanos, mas já é outro assunto) .

Ora bem : O desejo de todos os Portugueses é poderem ficar. Todos dizem que a qualidade de vida é melhor em Portugal ( não há a falta de luz, o recolher obrigatório no inverno às seis por causa do frio, etc.). Mas todos dizem que por aqui há mais liberdade.

Espero não ter chateado

TriAbraço





Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 9 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.subscrever feeds