Sábado, 22 de Novembro de 2008

mAS qUE aGRADAVEL sURPRESA!

Eu não escondo a enorme satisfação  que é para mim ver o crescer da blogosfera Portomosense. Só por pura falta de visionismo é que se pode negligenciar ou menosprezar a potencialidade que uma ferramenta ,  como o são  as   plataformas

blogue, pode gerar. Aos mais atentos não deverá já ter despercebido que grandes ou médias empresas, ou mesmo as recém criadas, nalguns casos, por jovens que dispõem de  poucos recursos iniciais,  todos estes que têm uma finalidade comercial e a questão de marketing muito bem estudada, serem fortes exemplos de como estão a começar a aderir a estes novos formatos como estratégia de atingir e informar o seu público.  As grandes bandas ou artistas músicais de renome mundial, a youTube, a Google, a Microsoft, imprensa televisiva ou escrita nacional etc, etc, fazem uso de recursos a blogues, algumas em detrimento mesmo dos mais conhecidos sites de formato institucional. Aliás, começa a sr caso para dizer que empresa ou instituição que se preze TEM um blogue, um periódico, por assim dizer. É uma forma Simples, rápida, prática  e na maior parte dos casos, grátis, de se criar uma "espécie de magazine" de visibilidade global, e tudo a distância de um click.  Ora nesta lógica de interpretar a realidade que é o nosso presente e antecipar o futuro, quem melhor que as colectividades, por exemplo, para beneficiar e dissecar este assunto da mais pura actualidade.

Pois bem, após muito recentemente ter assistido a  duas instituições  de  cariz  associativo / recreativo do concelho de Porto de Mós terem aderido ao novo advento das plataformas blogues, falo da ADP e do TruPêgo , num acto de melhor servir, evoluir, divulgar, interagir com a quem se pretende levar a mensagem, eis que hoje descubro mais uma agradável surpresa.

Foi a vez da Associação Cultural e Recreativa Pedras Soltas fazer o "click". Este é um grupo bastante dinâmico de jovens em São Bento, e que bem conheço, cuja temática passa muito por preservar as tradições e saberes serranos transportados pelas gerações.

Eis então mais uma instituição do concelho que avança para um passo lógico que foi o renovar da sua "sede online" de um anterior formato obseleto fechado e complicado de actualizar, para um formato "open source" como o o são os formatos blogue (ver aqui). Ainda por cima tive direito a créditos de link :-D.

Ora aqui fica a boa nova, e como manda a tradição e hospitalidade de bom vizinho que começo a ver  alegremente que é mesmo caso para se aplicar - assim foi com os outros blogues atrás mencionados - aqui fica também o meu presente de boas vindas desta nobre instituição aos novos formatos «arejados» de interagir / comunicar. Trata-se dos minutos de  introdução iniciais do DVD-Vídeo do seu último passeio pedestre. A Rota do Leite. Façam favor de lhe darem uso, caros ACR Pedras Soltas.

 

_______________

Sinopse do vídeo: «Rota do Leite» é um DVD-Vídeo pela mão da Associação Cultural e Recreativa Pedras Soltas, de São Bento, Porto de Mós, que aborda o terceiro passeio pedestre com temáticas e tradições recriadas que levam os participantes a vivenciarem em pleno o que foram e são as tradições  Serranas nos arredores de São Bento, perpetuadas pelo tempo. O DVD «Rota do Leite» trata-se do registo de um excelente passeio em percurso pedestre com a história da produção  de leite e queijo, passando  pela ordenha tradicional e mais recentemente a mecânica,   muito comuns naquelas paragens serranias Portomosenses. Pelo Caminho do percurso  há tempo para visitar os Algares e Lajes escondidos nos lugares mais remotos e inóspitos das Serras de Aire e Candeeiros.

A culminar, observa-se a confecção dos tradicionais queijinhos frescos e recuperam-se as forças num verdadeiro manjar dos deuses que são os pratos locais apresentados no almoço de encerramento. Este é o mais recente registo em DVD do que já é uma Trilogia em vídeo que começou pela  "Rota da Azeitona"  a qual se seguiu a "Rota do Milho". | edição: Cosmos.Lab 2008

______________

  Os contactos da Associação estão aqui caso alguém pretenda adquirir algum destes 3 DVD´s

:::: aldeias criativas!

Paulo Jerónimo às 00:18
link do post | COMENTAR | favorito
6 comentários:
De Pedro Oliveira a 23 de Novembro de 2008 às 15:05
Já estão na coluna da direita do Vila Forte!
Que sejam Bem-vindos e que continuem a contribuir para a salvaguarda das actividades seculares do nosso concelho.É uma satisfação, como Portomosense, ver que colectividades como as pedras soltas estão empenhadas em transmitir às gerações vinduras o seu riquissimo passado.
Bem hajam.Paulo, mais do que nunca está na hora de concretizares a tua ideia do encontro de blogues de Porto de Mós.
Bom resto de Domingo desde a Lusa Atenas!


De Paulo Jerónimo a 23 de Novembro de 2008 às 18:42
Potenciais convidados / participantes, não faltam.
Boa semana!


De Pronúncia do Norte a 23 de Novembro de 2008 às 20:28
É só para dizer que comentei o teu post sobre o "Rio das Flores" no ph-neutro (que também vou adicionar aos meus blogs na categoria "Pronúncias com Arte").
Afinal o "prometido é devido"


De Paulo Jerónimo a 23 de Novembro de 2008 às 21:22
obrigado.


De S.C. a 24 de Novembro de 2008 às 17:34
Obrigado pelas calorosas boas-vindas. Será bem usado o vídeo.
Um abraço grande.


De Paulo Jerónimo a 24 de Novembro de 2008 às 17:37
Qualquer coisa já sabes, é só dizer!
Continuação de bom sucesso!


Comentar o post

.mrcosmos@sapo.pt


. ver perfil

. atura-o tu!

. 9 seguidores

.dESEN[RASCA]

 

.pOST rECENTES

. sHUTDOWN

. tHE sILLY sEASON iS oPEN,...

. eSGRAVATANDO

. aINDA sOBRE o tETRA...

. vENHA o pENTA...

. 201 aNOS dA BRP

. u-lA-lÁ, mON dIEU!

. a cUSPIDELA dO dRAGÃO

. uMA lUFADA dE aR fRESCO

. vÊM dEBATER o fENÓMENO bL...

. pRESTAÇÃO oU pROSTITUIÇÃO...

. pORQUE vALE (sEM dÚVIDA) ...

. a pEDIDO dE uM vIZINHO...

. dESCULPEM lÁ o iNCOMODO d...

. cONTINUANDO nAS rECOMENDA...

. o bLOGUE gERAÇÃO rECOMEND...

. cAIXA pOSTAL [XI]

. 20.01.2009 - pARA mAIS tA...

. fOI o sENHOR qUE pEDIU? -...

. jÁ o pROFETA bILL dIZIA

.tags

. todas as tags

.LINKS

.nA gAVETA

.subscrever feeds